Caldeiras e vasos de pressão são equipamentos que necessitam de atenção e controle especiais. As caldeiras, por exemplo, acumulam e produzem vapor sob pressão superior à atmosférica; já os vasos de pressão contêm fluidos sobre pressão externa ou interna.
Esses equipamentos devem ser inspecionados de acordo com os parâmetros da NR-13: Norma Regulamentadora que exige rigoroso atendimento aos requisitos de segurança estabelecidos.
Dessa forma, a CCI (Centro Controle e Inspeção) prontifica-se a cumprir com eficácia as diretrizes da legislação NR-13, prestando serviços de inspeção que observem as condições físicas dos equipamentos e visem à segurança operacional.
TANQUES DE ARMAZENAMENTO
São equipamentos de caldeiraria pesada, destinados, principalmente, ao armazenamento de petróleo e seus derivados. Geralmente são encontrados em refinarias, terminais, oleodutos, bases de distribuição, parques industriais etc.
Hoje, os tanques de armazenamento convencionais – projeto convencional e material de fabricação nacional – são construídos em diversificada faixa de capacidade: de 100 barris (16 m³) até aproximadamente 550.000 barris (87.500 m³).
Vale também destacar que esses tanques seguem, de modo geral, uma classificação, de acordo com a natureza do teto. Assim, temos: tanques de teto fixo, tanques de teto móvel, tanques de teto com diafragma flexível e tanques de teto flutuante.
VASOS DE PRESSÃO
São equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna e externa. Por isso, eles são dimensionados de acordo com a pressão diferencial resultante, que atua sobre suas paredes. Tal pressão pode ser maior interna ou externamente.
Os vasos de pressão podem ser construídos de materiais e formatos geométricos diversos – tudo depende do fim a que se destinam (instalação em hotéis, hospitais, restaurantes, navios, plataformas de exploração e produção de petróleo etc.).
Sendo assim, há vários tipos: vasos de pressão esféricos, cônicos, cilíndricos, constituídos em aço carbono ou inoxidável, alumínio, fibra de vidro entre outros materiais.
INSPEçÃO DE TUBULAÇÃO INDUSTRIAL
A inspeção de tubulação industrial fornece uma análise técnica para detectar e avaliar as condições operacionais de uma tubulação. As tubulações sofrem ao longo do tempo ações de diversas tensões e desgastes. Com a revisão da NR-13, que inclui as tubulações num programa sistemático de vistorias, os acidentes e surpresas com esses equipamentos tendem a diminuir.
Por se tratar de um tipo de equipamento, ou melhor, sistemas de equipamentos usados no transporte de fluidos quase sempre pressurizados, este serviço deve ser planejado seguindo cronogramas específicos, procedimentos de segurança de acordo com cada instalação, um rigoroso controle de registros quanto a falhas e necessidades de manutenção e controle de vida útil.
A inspeção de tubulação industrial identifica defeitos e assegura uma operação estável com redução de acidentes e prejuízos financeiros.
CALIBRAÇÃO DE VÁLVULAS DE SEGURANÇA
As válvulas de segurança funcionam automaticamente e tem como objetivo aliviar a pressão de fluidos compressíveis, como os gases e o vapor, através de uma abertura instantânea Uma das medidas de segurança mais adequadas é manter o monitoramento com prazos de inspeção, além da calibração de válvulas de segurança, um fator fundamental para a segurança das pessoas e das instalações de um estabelecimento.
As válvulas de segurança funcionam automaticamente e tem como objetivo aliviar a pressão de fluidos compressíveis, como os gases e o vapor, através de uma abertura instantânea Uma das medidas de segurança mais adequadas é manter o monitoramento com prazos de inspeção, além da calibração de válvulas de segurança, um fator fundamental para a segurança das pessoas e das instalações de um estabelecimento.
CALIBRAÇÃO DE MANÔMETROS
A calibração de manômetros é um serviço fundamental na verificação de instrumentos de segurança. Os manômetros são instrumentos de medição muito utilizados na indústria para medir a pressão de gases e líquidos em recipientes fechados.
INSPEÇÃO DE CALDEIRAS
Sobre inspeção de caldeiras, comumente dizemos que serve para as caldeiras e os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, sendo considerado risco grave e iminente o não atendimento aos prazos máximos estabelecidos nesta Norma Regulamentadora. ou um serviço que mantém o equipamento em bom estado e com funcionalidade adequada. De modo resumido, é feito por uma equipe de profissionais capacitados na realização do serviço.
Pensando mais a longo prazo, também conhecidos pelos profissionais do ramo como inspeção de caldeiras profissional habilitado, pode ser reconhecido por seus diferenciais que contemplam, caldeiras e vasos de pressão são equipamentos que necessitam de atenção e controle especiais. e as caldeiras, por exemplo, acumulam e produzem vapor sob pressão superior à atmosférica; já os vasos de pressão contêm fluidos sob pressão externa ou interna, fatores que somados a outras variáveis compõem vertentes que trazem grandes benefícios para as empresas.